sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A VÉIA EM FLOCOS




Uma velhinha simpática e rechonchuda, de olhos azuis e longos cabelos brancos. A imagem desta senhora foi a primeira coisa que observei ao segurar pela primeira vez uma caixinha de Aveia Quaker Nestlé.
Eu não tinha mais do que 6 anos de idade e ainda estava aprendendo a ler. Ao tentar soletrar o rótulo da embalagem eu acabei lendo “A Véia em Flocos”.
A informação me deixou horrorizado. Como é que eles tinham coragem de transformar aquela veia em flocos? Será que todas as veias tinham o mesmo destino? Eu já tinha ouvido falar que as pessoas poderiam ser cremadas após a morte, mas nunca imaginei que elas poderiam ser flocadas.
E foi ai, no auge dos meus 6 anos de idade, que eu finalmente descobri para onde iam os idosos depois que eles faleciam. Sim, eles iam para o saco! Ou melhor para caixa.
Consciente de tamanha crueldade eu já não conseguia olhar para um idoso sem me sentir corroído pelo remorso. Assistir ao Sitio do Pica Pau Amarelo tornou-se um suplício, pois eu não conseguia mais olhar nos olhos da minha personagem preferida, a Dona Benta. Será que aquela velhinha também seria transformada em flocos? Depois descobri que a avó de Narizinho teve um destino muito pior. A pobre mulher foi completamente moída e tornou-se a famosa Farinha Dona Benta.
Os anos correram e a imagem da velhinha em flocos na caixinha da Quaker continuou a assombrar meus pesadelos. Até que um dia a verdade finalmente veio a tona.
Através de exaustivas pesquisas descobri que a velha da caixinha de Aveia não é uma grisalha senhora.
Na verdade aquela imagem ilustra o representante de uma comunidade religiosa inglesa, cujos membros são conhecidos como Quakers. O que obviamente gerou o nome da aveia.
A descoberta provocou uma sensação inesperada. Pois eu acreditava que aquela era a imagem de uma senhora. Sim, eu acreditava que ela era mulher, eu comi e só depois fui descobrir que era um homem.
Ou seja, finalmente eu sei o que o Ronaldo Fenômeno sentiu ao descobrir pela manha que aquela gostosa
não era mulher.


Rodrigo Oliveira.

2 comentários:

  1. meu amor Parabens pelo texto adorei, bom ´é um tema muito bom onde eu lembrei muito na minha infancia. eu tb pensava q a velha da caixa era uma veia.Espero q continue escrevendo textos amis incriveis como este. Te amo sua princesinha Mi

    ResponderExcluir
  2. kkk pensei que era só eu que imaginava que a véia "Quaker" pudesse ser transformada em flocos rsrsrrsrss

    ameiiii kkk...

    bjus

    ResponderExcluir